Filme de animação sobre dança do leão lidera pesquisa de satisfação na China

Longa se inspirou na dança folclórica tradicional das celebrações do Ano Novo Lunar

Créditos: Yu Liangyi/Xinhua

A comédia de animação “I Am What I Am” é o filme chinês com maior pontuação em satisfação do público entre os títulos exibidos durante o período entre o final do ano de 2021 e o Dia de Ano Novo de 2022. O longa ganhou 85,6 de 100 pontos na última pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa de Artes e Filmes da China.

Antes da divulgação dos resultados, a animação já havia recebido elogios de críticos e espectadores por trazer não apenas a “dança do leão”, uma arte popular pertencente ao patrimônio cultural imaterial da China, para a tela grande, mas também por sua abordagem realista.

Desdobrado a partir da dança folclórica chinesa secular realizada para celebrar o Ano Novo Lunar, o enredo acompanha um adolescente oprimido em Guangdong, no sul da China. Ele se junta a dois amigos para perseguir um sonho contra todas as probabilidades, tornando-se o melhor artista de dança do leão.

Rao Shuguang, presidente da Associação de Críticos de Cinema da China, disse que o filme “pé no chão” sinaliza uma mudança de direção no cinema de animação chinês. E se inspira em pessoas comuns que lutam para fazer milagres acontecerem na vida cotidiana, em vez de deuses nas histórias da mitologia.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.