FGV Rio realiza seminário sobre Cinturão e Rota

O evento, organizado pela faculdade ao lado da Associação Brasileira de Empresas Chinesas, abordará os investimentos e as relações bilaterais entre China e Brasil

A Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira de Empresas Chinesas (ABEC-CCPIT) estão organizando o seminário “Um Cinturão, Uma Rota… E Um Rio – Um novo caminho para os negócios entre Brasil e China”. O evento, que contará com a participação do Embaixador da China, Sr. Yang Wanming, entre convidados chineses e brasileiros, será realizado no dia 7 de maio, a partir das 8h30, na FGV Rio.

O Cinturão e Rota é uma iniciativa do governo chinês que busca conectar econômica e socialmente países e regiões da Ásia, centro e leste da Europa e norte da África. A região em que ele atua abrange uma população de 4,4 bilhões de pessoas e um volume econômico de US$ 21 trilhões, números que representam 63% e 29% do total mundial.

A iniciativa age por cinco vertentes: coordenação política, conectividade de infraestrutura, livre fluxo de comércio, integração financeira e entendimento entre os povos. Atualmente mais de 40 países e organizações internacionais assinaram acordos de cooperação internacional com a China relativos ao Cinturão e Rota.

A América Latina pode até estar geograficamente fora do mapa original do Cinturão e Rota, mas possui um intenso comércio com a China e é destino de muitos investimentos chineses. Olhando dessa maneira, pode-se considerar o Brasil como parte desta “Nova Rota da Seda”

O objetivo do seminário é fazer do Rio de Janeiro um “rio de ligação direta com os oceanos e os vastos territórios do Cinturão e Rota” a fim participar ativamente deste projeto de desenvolvimento econômico e social de escala global.

Para participar, é necessário realizar a inscrição no site da FGV ou receber um convite do evento. O seminário acontecerá no 12º andar da FGV Rio, na praia do Botafogo, 190, Rio de Janeiro, RJ.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.