Fábricas desaceleram em meio a ressurgimentos da Covid-19 na China

País já alocou cerca de US$575 bilhões para ajudar governos locais

Créditos: Xinhua/Shao Rui

As atividades fabris da China desaceleraram em março, à medida que o país enfrenta o  ressurgimento de infecções por Covid-19 no mercado interno e crescentes incertezas geopolíticas.

O índice de gerentes de compras (PMI) do setor manufatureiro da China caiu para 49,5 em março, de 50,2 em fevereiro, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) na quinta-feira. Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo reflete contração.

Grupos de surtos epidêmicos em todo o país, juntamente com crescentes incertezas geopolíticas globais, afetaram a produção e a operação das empresas, observou o estatístico sênior da NBS, Zhao Qinghe.

Impulsionado pela alta dos preços das commodities a granel no mercado internacional, o subíndice que mede os preços de compra das principais matérias-primas subiu 6,1 pontos percentuais de fevereiro para 66,1, e o de preços no portão da fábrica ficou em 56,7, alta de 2,6 pontos percentuais do mês passado.

Contrariando a tendência geral de queda, o setor de alta tecnologia continuou em expansão, com seu PMI em território positivo em 50,4, demonstrando sua alta resiliência.

Com a economia enfrentando ventos contrários em casa e no exterior, o país se comprometeu a implementar mais políticas, incluindo a alocação de 3,65 trilhões de yuans (cerca de 575 bilhões de dólares americanos) em títulos de propósito específico para governos locais, para aumentar as demandas e ancorar as expectativas do mercado.

A reunião executiva do Conselho de Estado da China, realizada na terça-feira, reiterou a posição de que “políticas para manter a economia estável devem ser introduzidas sempre que possível, e nenhuma política que afete negativamente as expectativas do mercado será introduzida”, enquanto promete mais medidas para sustentar o crescimento econômico.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.