Evento une culturas chinesa e portuguesa

A Semana de Intercâmbio Cultural Liuzhou-Porto levou vinho e músicas portuguesas ao sul da China, com performances e exibições ao público

A Semana de Intercâmbio Cultural Liuzhou-Porto foi realizada recentemente na cidade de Liuzhou, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, que levou aos chineses o vinho e as canções de Portugal. O evento foi realizado no âmbito do Carnaval d’Água Internacional da China (Liuzhou) 2019, e também trouxe performances e exibições ao público participante.

Durante a cerimônia de abertura, representantes de ambas as cidades trocaram presentes (um modelo de veículo de nova energia de Liuzhou e o vinho do Porto) para coroar a celebração do 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Portugal. Jiao Yaoguang, vice-prefeito de Liuzhou, disse esperar que o intercâmbio cultural entre as duas cidades seja promovido através das atividades relacionadas à gastronomia, esportes e culturas realizadas durante o evento.

Os visitantes degustaram o vinho português e se manifestaram encantados com as saborosas iguarias e a cultura de Portugal. Pedro Manuel Ferreira de Lemos Silva Reis, dono de uma adega portuguesa, disse que está muito feliz com a oportunidade de trazer seu vinho para Liuzhou e que no futuro gostaria de explorar o mercado chinês.

Artistas chineses locais interpretaram a tradicional Grande Canção, música folclórica do grupo étnico Dong, e a cantora portuguesa Ana Micaela Moreira Figueiredo apresentou canções clássicas de seu país, sendo ovacionada pela plateia. Ela afirmou que a semana de intercâmbio cultural é uma ótima chance de trazer a cultura portuguesa para a China e que ficou impressionada com a beleza da cidade chinesa e com a simpatia de seus moradores, acrescentando que da próxima vez tentará cantar em chinês.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.