Estudantes chineses criam barco não tripulado para coleta de lixo das águas

Podendo ser dirigido por um controle remoto ou um app de celular, o barco é capaz de coletar até 25 kg de lixo de uma vez

Um barco não tripulado de controle remoto que coleta o lixo da água foi construído com um grupo de alunos chineses da província de Shaanxi. Movido por propulsores elétricos, ele pode navegar para frente ou para trás e fazer viradas segundo instruções de um controle remoto ou um app de celular.

Com 1,6 m de comprimento, 1,3 m de largura e 0,9 m de altura, além de dois braços de 50 cm cada na sua frente, o barco coleta o lixo juntado pelos seus braços com uma gaiola que fica dentro da embarcação enquanto navega.

“O barco pode coletar até 25 kg de lixo e a sua eficiência é cerca de três vezes maior que a de um trabalhador de limpeza”, afirmou Zhu Jiannan, aluno de PhD na Universidade Politécnica do Nordeste em Xi’an e líder da invenção. “Leva cerca de quatro horas para um recarregamento completo, e o barco pode operar continuamente por até oito horas”. Ele ainda disse que o navio pode evitar obstáculos de maneira automática graças ao seu sistema de radar ultrassônico.

Tanto compradores chineses quanto do exterior já manifestaram interesse no barco de limpeza, sendo que alguns lagos e rios interiores em várias cidades da China, como Xi’an e Ningbo, já usam a embarcação para melhorar o ambiente da água. Zhu, que estabeleceu uma empresa tecnológica para produzir o aparelho, disse também que, além da coleta de lixo, o barco pode ser ocupado com outro hardware inteligente para ajudar a monitorar a qualidade da água e identificar fontes de poluição.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.