“Estamos em um período de recuo da globalização”, diz Niall Ferguson

Historiador fez análise em uma entrevista exclusiva para a edição chinesa do Financial Times

Créditos: Michael Nagle/Xinhua

O historiador Niall Ferguson analisou os desafios enfrentados pela globalização, em uma entrevista exclusiva publicada pela edição chinesa do jornal Financial Times. 

“A globalização está retrocedendo desde a crise financeira de 2007, depois piorou por causa do Covid-19, e agora há guerra. Acho que estamos em um período de recuo da globalização e a dissociação provavelmente continuará”, afirmou o professor da Universidade de Stanford, na Califórnia, e pesquisador em Harvard, Oxford e na London School of Economics.

“Vimos a rapidez com que as sanções tiraram a Rússia da economia mundial. Algumas pessoas em Washington acham que podem fazer o mesmo com a China. Estou cético quanto a isso. O mundo enfrenta uma escolha, permitindo que a globalização recue ainda mais, até entrar em um cenário comercial dividido regionalmente”, analisou Ferguson.

Apesar dos recuos, o professor afirmou: “A globalização não é perfeita e não beneficia a todos, mas acho que em geral um mundo com livre fluxo de comércio, capital e imigração é melhor do que um mundo bagunçado cheio de muitas barreiras comerciais. Existem opções para relações comerciais mais abertas entre a China e os Estados Unidos, e espero que, no final, essas sejam a escolha dos dois países”.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.