Equipe de cientistas chineses e estrangeiros calculam peso da Via Láctea

Valor representa cerca de 550 bilhões de vezes a massa do Sol

Xinhua/Asad

Uma equipe de pesquisa composta por cientistas chineses e estrangeiros mediu com precisão a massa da Via Láctea, que é de cerca de 550 bilhões de vezes a massa do Sol. Os resultados foram publicados recentemente na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A massa recém-medida da Via Láctea é quase metade do valor médio medido por outras equipes de pesquisa, que era cerca de 1 trilhão de vezes a massa do Sol.

“Nossos últimos resultados sugerem que a Via Láctea pode ser ‘mais fina’ do que pensávamos anteriormente”, disse Xue Xiangxiang, membro principal da equipe de pesquisa e pesquisadora do Observatório Astronômico Nacional da Academia Chinesa de Ciências (NAOC, na sigla em inglês).

Segundo Xue, a massa é crucial para compreender a dinâmica da Galáxia. Entretanto, havia uma grande incerteza em sua estimativa devido às limitações das observações. Nesta pesquisa, os cientistas obtiveram os resultados baseados em dados do Telescópio Espectroscópico de Fibra e Multi-Objeto para Grande Área do Céu (LAMOST, na sigla em inglês), um telescópio óptico líder na China, e do satélite Gaia da Agência Espacial Europeia.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.