Enviado de Xi Jinping participa de cerimônia de posse de Bolsonaro

Ji Bingxuan se reuniu com o novo presidente do Brasil e expressou interesse de Xi em desenvolver melhor as relações bilaterais entre os países

A cerimônia de posse de Jair Bolsonaro, novo presidente do Brasil, contou com a presença de Ji Bingxuan, enviado especial do presidente chinês Xi Jinping. Além de participar da solenidade, Ji, que é vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, ainda de reuniu com Bolsonaro no dia seguinte, tendo levado uma carta assinada por Xi com os seus parabéns e bons votos.

Nessa reunião, o chinês lembrou que a amizade entre os dois países é um modelo de relação entre grandes países em desenvolvimento e de cooperação Sul-Sul, enfatizando que a China sempre desenvolveu sua relação com o Brasil de uma perspectiva estratégica e de longo prazo. Ji afirmou que o país asiático está disposto a trabalhar ao lado do Brasil para fortalecer intercâmbios integrais, aprofundar a cooperação pragmática em diversas áreas e desenvolver coordenação multilateral mais estreita.

Bolsonaro, por sua vez, agradeceu a Xi por ter mandado um representante para a sua posse, e pediu a Ji que transmitisse as suas saudações calorosas ao presidente chinês. Ele disse que a China e o Brasil são grandes países, que o seu governo dá grande importância à cooperação com o país asiático e que está disposto a promover as relações bilaterais.

Além de Bolsonaro, Ji se reuniu também com o vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, e como o ministro das Relações Exteriores do governo anterior, Aloysio Nunes.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.