Empresas chinesas apresentam o maior crescimento de patentes concedidas pelos EUA

O número de patentes concedidas para empresas da China continental foi de 12.599, em 2018, para 16.900, em 2019

O número total de patentes concedidas pelos Estados Unidos para empresas chinesas da parte continental aumentou 34% em 2019, de acordo com um relatório anual divulgado pelo IFI Claims, um serviço de patentes baseado em New Haven. Esse número faz com que o país asiático seja o com maior crescimento entre as principais economias do mundo.

Os registros de patentes nos EUA atingiram, em 2019, o nível mais alto de todos os tempos, com 333.530 patentes concedidas, um aumento de 15% em relação a 2018. As patentes de empresas da parte continental da China aumentaram de 12.599 para 16.900, sendo que o aumento de 34,14% ficou em primeiro lugar. As patentes de empresas norte-americanas ficaram em segundo lugar entre as que subiram mais rápido, aumentando 15,95%.

Larry Cady, analista sênior do IFI Claims, disse em entrevista à Xinhua que a China é a área que mais cresce em termos de patentes há anos e que a maioria das patentes registradas são do setor da tecnologia. Segundo ele, as empresas chinesas estão otimistas que as disputas comerciais entre os dois países possam finalmente ser resolvidas para que elas possam explorar o mercado dos EUA.

O relatório mostra que os estadunidenses detêm uma participação de 49% das patentes concedidas pelos EUA em 2019, seguidos dos japoneses e dos sul-coreanos. A China subiu para uma participação de 5%, superando pela primeira vez a Alemanha e ficando em quarto lugar. A parte continental da China tem duas empresas no top 15 do ano: a Huawei subiu seis posições, ficando em décimo lugar, e a BOE Technology subiu quatro posições, ficando em 13º.

Entre as 10 tecnologias com crescimento mais acelerado em termos de crescimento de patentes nos EUA estão a tecnologia CRISPR, criação de novas plantas híbridas, painéis (principalmente relacionados a automóveis), impressão 3D e preparações medicinais (especialmente para o tratamento do câncer), apontou o relatório.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.