Empresa chinesa construirá a represa mais alta do mundo em Xinjiang

A CGGC, que é conhecida como a principal construtora do projeto das Três Gargantas, assinou um contrato de PPP com o governo local para construir a represa

A China Gezhouba Group Co. Ltd. (CGGC) assinou um acordo para assumir a construção de um projeto do controle de água na parte superior do Rio Aksu, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang da China. O contrato de parceria público-privada (PPP) entre a empresa e as autoridades locais é de 8,99 bilhões de yuans (US$ 1,26 bilhão) e prevê que o Projeto do Controle da Água Dashixia necessita de uma represa de até 247 m para domar o Rio Aksu, o que fará com que ela seja a represa mais alta do mundo.

O Rio Aksu, se reúne com o Yarkant, o Hoten e outros rios, formando o Rio Tarim, o maior rio interior da China. Chen Dongming, vice-diretor da administração do Vale Tarim, disse que o represamento do Rio Aksu precisaria de uma altura de parede equivalente a um edifício de 80 andares, o que criaria um reservatório com capacidade de armazenamento de 1,17 bilhão de m³.

O projeto multifuncional de controle de água deve levar oito anos e meio para ser construído e tem o objetivo de facilitar o suprimento de água, a irrigação e o controle de inundações na bacia hidrográfica. Sua capacidade hidrelétrica instalada será de 750 mil kW e capacidade de gerar 1,89 bilhão de kWh de eletricidade por ano, afirmou Chen.

A CGGC venceu a licitação para o maior projeto de conservação hídrica na Bacia do Rio Tarim em junho. Com o seu contrato de PPP, a empresa obteve um período de franquia de 40 anos para operar o projeto após sua conclusão. Esse projeto está listado entre os principais projetos hidráulicos da China para conservação e suprimento de água aprovados pelo Conselho de Estado.

Afiliada à China Energy Engineering Group Co., Ltd., a CGGC está sediada na cidade de Wuhan. A corporação é conhecida como a principal construtora do projeto das Três Gargantas.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.