Empresa chinesa bate recorde e faz folha de aço mais fina do mundo

Grupo chinês desenvolveu uma lâmina com 0,015mm de espessura

A folha de aço inoxidável desenvolvida pelo Grupo Shanxi Taiyuan Iron and Steel, a mais fina do mundo, teve destaque durante a 6ª edição do China Industry Awards. Um rolo do material é tão fino quanto a asa de uma cigarra, tem apenas 25% de espessura do papel de impressão comum.

O produto de 0,015mm pode ser facilmente rasgado, dando origem ao nome de “aço de rasgar à mão”.

Esse tipo de material é usado em novas indústrias do país, como a aeroespacial, de energia nuclear e novas energias. Até agora, a China tinha que importar produtos equivalentes a um preço de centenas de yuans por grama.

A inovação é resultado de dez anos de trabalho da empresa. Até fabricar o aço de 0,02mm, foram mais de 700 testes, 170 problemas de equipamentos e mais de 450 problemas técnicos. Em 2020, a equipe ultrapassou seu limite e atingiu os atuais 0,015mm de espessura, suficiente para a folha ser utilizada em baterias de veículos elétricos.

A condição da China como maior país manufatureiro do mundo voltou a ser consolidada. Em 2019, o valor da indústria manufatureira representava 28,1% do mundo. Em 2020, os lucros das empresas cresceram 4,1% em relação ao ano anterior. Durante o 13º Plano Quinquenal, mais de dez centros nacionais de inovação de manufatura foram aprovados e fundados.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.