Em videoconferência com Merkel, Xi pede maiores laços com UE e Alemanha

A China não esquecerá os velhos amigos e sempre manterá as portas abertas para Merkel, disse Xi

O presidente chinês, Xi Jinping, participou de uma videoconferência com a chanceler alemã Angela Merkel na quarta-feira. Eles revisaram o desenvolvimento das relações da China com a Alemanha e a União Europeia nos últimos anos em um ambiente amigável e tiveram uma profunda troca de opiniões sobre questões relevantes.

Saudando a contribuição de Merkel na promoção das relações com a China durante seu mandato, Xi disse que “para nos conhecermos, a coisa mais valiosa é a compreensão mútua, e para que as pessoas tenham compreensão mútua, a chave está em saber o que está na mente de cada um”.

“Este ditado não é apenas uma boa ilustração de nossas trocas profundas ao longo dos anos, mas também reflete a importante experiência de manter o desenvolvimento suave e sólido das relações China-Alemanha nos últimos 16 anos”, acrescentou Xi.

Como o povo chinês valoriza muito a amizade, disse o presidente, a China não esquecerá os velhos amigos e sempre manterá as portas abertas para Merkel, expressando a esperança de que ela continue apoiando o desenvolvimento das relações bilaterais.

Por sua vez, Merkel mencionou lembrar-se de todos os intercâmbios que teve com Xi nos mais de 10 anos, e que eles tiveram discussões francas e profundas sobre questões de interesse comum, que aumentaram o entendimento mútuo e promoveram o desenvolvimento sólido das relações Alemanha-China e da cooperação UE-China.

A Alemanha aprecia os esforços no enfrentamento da mudança climática e na proteção da biodiversidade, e está pronta para celebrar o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, acrescentou Merkel.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.