DJ de 66 anos anima as noites de cidade chinesa

Dong Shuntao é empresária e toca música em um bar

O vídeo de uma senhora de 66 anos tocando como DJ em uma boate teve mais de 2,9 milhões de visualizações e 40 mil curtidas após ser publicado no Sina Weibo, um microblog chinês, no final de janeiro. 

A mulher do vídeo é Dong Shuntao. Antes de se aposentar, ela trabalhava em uma fábrica e, à noite, cozinhava o “tofu fedido”, uma especialidade local.

Após a aposentadoria, ela abriu um restaurante de tofu, que, hoje, possui três unidades na cidade de Changsha, na província de Hunan.

Depois que Dong perdeu o marido, no começo do ano passado, ela ficou imersa em tristeza durante alguns meses. Em julho, a senhora foi a um bar com alguns de seus funcionários “para descobrir como os jovens se divertem hoje em dia.”

A visita foi o suficiente para ela se interessar pela atividade de DJ. Dong procurou um mentor que a ajudou por seis meses e, agora, ela consegue operar dois conjuntos de equipamentos e uma máquina de mistura de áudio.

Sua estreia foi no dia 13 de janeiro, no bar 12 Beast Lab. “Tive uma sensação de alegria e realização ao me entregar à música e acompanhar todos os ritmos”, disse, acrescentando que sua confiança aumentou quando descobriu que poderia fazer algo novo e desafiante.

Na estreia, ela tocou músicas escritas pelo mentor, que combinavam rock, rimas infantis, canções folclóricas e ópera. O público reagiu com aplausos, flores e bom humor. Segundo o gerente do bar, Liu Yazhu, a maioria dos clientes não percebeu que a artista era uma senhora até ela descer do palco.

Dong diz que tem apoio da família para tocar como DJ e acrescenta: “Não considero estranho pessoas como eu fazer coisas associadas aos mais jovens. Não há nada mais importante do que ser feliz. Além disso, não me sinto velha”, concluiu.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.