Diversidade microbiana é crucial para equilíbrio ecológico em regiões áridas

Pesquisadores estudaram 130 locais de terra seca ao longo de 4 mil quilômetros no norte do país

Pesquisadores chineses descobriram que a diversidade microbiana é crucial para o equilíbrio ecológico e a estabilidade em regiões áridas e extremamente áridas, de acordo com um artigo de pesquisa recente publicado na revista Nature Communications.

Os pesquisadores da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Lanzhou, na Província de Gansu, no noroeste da China, estudaram várias características da função do solo em 130 locais de terra seca ao longo de um gradiente de aridez de 4 mil quilômetros no norte do país desde 2013.

Os resultados mostraram uma forte associação positiva entre a riqueza de espécies vegetais e a multifuncionalidade do solo em regiões menos áridas, enquanto a diversidade microbiana, em particular de fungos, está positivamente associada à multifuncionalidade em regiões áridas e extremamente áridas.

Segundo o artigo, as mudanças nos relacionamentos de multifuncionalidade biodiversidade-solo em diferentes níveis de aridez requerem estratégias de conservação da biodiversidade mais específicas para mitigar os efeitos de aridificação.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.