Demanda global por ouro cresce no mundo

Consumo de joias atingiu 523 toneladas no último trimestre

Huang Xiaohai/Xinhua

A demanda global por ouro (excluindo o comércio fora de bolsa) no terceiro trimestre foi 28% maior ante o mesmo período do ano passado, atingindo 1.181 toneladas, informou um relatório na terça-feira. O relatório foi divulgado pelo Conselho Mundial de Ouro, que atribuiu o aumento a uma compra mais forte de consumidores e bancos centrais.

O consumo de joias atingiu 523 toneladas, subindo 10% ano a ano, apesar da deterioração no cenário econômico global, disse o documento. A demanda de investimento (excluindo o comércio fora de bolsa) no terceiro trimestre registrou uma queda anual de 47%, ficando em 124 toneladas, refletindo o sentimento fraco entre alguns segmentos de investidores.

Os bancos centrais continuaram acumulando o ouro, com compras estimadas em um recorde trimestral de quase 400 toneladas. A oferta total de ouro aumentou anualmente 1% para 1.215 toneladas. O sexto trimestre consecutivo de crescimento anual na produção de minas foi parcialmente compensado pelos níveis mais baixos de reciclagem.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.