Crescimento da economia chinesa deve ser de 6% em 2019

Segundo o vice-premiê da China, o crescimento da economia do país no ano passado foi um dos mais rápidos do mundo

O crescimento do produto interno bruto (PIB) da China do ano de 2019 deverá ser de mais de 6%, e os dados de janeiro de 2020 mostram que a perspectiva econômica do país asiático está melhor do que o esperado, afirmou o vice-primeiro-ministro chinês Liu He na última semana. Segundo ele, o crescimento econômico da China tem sido estável em geral, sendo que em 2019 o país foi uma das economias com crescimento mais rápido do mundo. 

Liu ressaltou que a produção econômica da China, no ano passado, atingiu quase 100 trilhões de yuans (US$ 14,49 trilhões), e que a sua expansão econômica atual atingiu cerca de US$ 1 trilhão, o que equivale a uma economia média hoje no mundo. Além disso, os principais indicadores macroeconômicos (como emprego, preço ao consumidor e balança de pagamentos internacionais) estão todos dentro das faixas razoáveis, com um avanço firme do aprimoramento das indústrias e ajustes estruturais. 

O ano de 2020 deverá testemunhar a conclusão da construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos pela China, assim como a conclusão do 13º Plano Quinquenal. Liu afirmou ver alguns sinais positivos nos importantes índices, como o Índice de Gerentes de Compras (PMI) e os índices para o valor agregado industrial e a eficiência das empresas nos últimos dois meses. Enquanto isso, dados de alta frequência em janeiro mostraram que o desempenho econômico da China é melhor que o esperado.

A economia da China está se reequilibrando, acrescentando dependência na demanda nacional com consumo, inovação e produtividade de trabalho mais alta. Ela também está reduzindo a dependência em dívidas para crescimento e melhorando estavelmente seu dinamismo inerente, disse Liu. Com enormes mercado e grupo de renda média, a economia da China terá desempenho melhor no futuro através do aprofundamento da reforma estrutural no lado da oferta e transformação e atualização de indústrias.

A economia da China está avançando ao longo do caminho de desenvolvimento de alta qualidade, comentou Liu. “Estamos otimistas sobre a perspectiva econômica este ano e temos mais confiança em nossa economia para longo prazo”, acrescentou ele, dizendo que a China continuará a contribuir para o crescimento da economia mundial e por seu próprio desenvolvimento estável.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.