Comércio entre os dois lados do Estreito de Taiwan bate recorde em 2018

O porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado disse que foram intercambiados US$ 226.2 bilhões entre a ilha e a China continental

O volume comercial realizado entre a parte continental da China e Taiwan em 2018 atingiu um recorde de US$ 226,2 bilhões, 13,2% a mais do que no ano anterior, pelo que disse Ma Xiaoguang, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, em uma entrevista coletiva. Os investimentos de empresários taiwaneses na parte continental também tiveram um crescimento estável, sendo que 4.911 projetos foram aprovados, o que representa um crescimento de 41,8%.

Ma ressaltou que a parte continental está pronta para compartilhar com os compatriotas de Taiwan as suas oportunidades de desenvolvimento. Desde que foram lançadas 31 medidas de políticas preferenciais para Taiwan, mais de 2 mil empresas com investimento na ilha aproveitaram um tratamento fiscal preferencial na parte continental e mais de 100 empresas tiveram apoio financeiro especial nos programas de transformação e modernização industrial, manufatura ecológica e fabricação inteligente.

Sobre a revisada lei de imposto de renda individual, Ma afirmou que os compatriotas de Taiwan que trabalham e fazem negócios na parte continental do país têm os mesmos direitos e os mesmos deveres que seus pares de Hong Kong e de Macau. Ele ainda afirmou que mais de 800 residentes de Taiwan obtiveram qualificações profissionais na parte continental e mais de 100 ganharam títulos honorários de vários tipos em 2018.

Ele ainda disse que nove milhões de pessoas viajaram através do Estreito no ano passado e que a China continental está disposta a apoiar intercâmbios entre cidades através do Estreito, desde que os participantes mantenham o entendimento correto da natureza e das trocas através dele.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.