Com novo primeiro-ministro, Reino Unido deve ficar mais próximo da China

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China afirma que esse novo governo britânico será muito “pró-China”

Boris Johnson – Foto da ONU / Jean-Marc Ferré

A China afirmou que as relações entre o país e o Reino Unido deverão avançar ainda mais com a posse de Boris Johnson como primeiro-ministro, pelo que disse Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores numa entrevista à Phoenix TV. Ela também disse que o governo do britânico será muito “pró-China”.

“Nós domos muito entusiasmados com a Iniciativa Cinturão e Rota”, declarou Johnson, que prometeu manter o Reino Unido como “a economia mais aberta da Europa” para os investimentos chineses. Ele também expressou as boas-vindas de seu país aos estudantes chineses.

Observando que o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, enviou uma mensagem de congratulações a Johnson, Hua destacou que o lado chinês valoriza muito as relações com o Reino Unido. Segundo a porta-voz, a China está disposta a fazer esforços conjuntos com o Reino Unido para desenvolver os laços no espírito do respeito mútuo e da cooperação de ganhos recíprocos.

A China está pronta para aprofundar a confiança política mútua, expandir a cooperação pragmática com o Reino Unido em vários campos, como a construção do Cinturão e Rota, e impulsionar os intercâmbios entre pessoas para alcançar um desenvolvimento sustentado, estável e saudável dos laços bilaterais, acrescentou ela. Hua também pediu que os dois países se unam para salvaguardar o multilateralismo e o livre comércio e para combater os desafios globais.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.