Cineastas mostram confiança no mercado chinês de filmes

No 22º SIFF, profissionais da área mostraram que, mesmo preocupados com o declínio do mercado de cinema, acreditam que a era dourada da China nesse ramo está apenas no início

Cineastas que estão participando do 22º Festival Internacional de Cinema de Xangai (SIFF, na sigla em inglês) mostraram confiança no futuro do mercado de filmes da China, afirmando que a sua era dourada acabou de começar, mesmo com os sinais de declínio do mercado de filmes.

Entre os meses de janeiro e maio, tanto a taxa de crescimento anual da bilheteria chinesa, quanto o número de audiência registraram queda, segundo o Cat’s Eye, plataforma líder de bilhetes da China. Apenas seis filmes tiveram receita superior a 1 bilhão de yuans nesses primeiros cinco meses do ano, incluindo tanto filmes chineses como Wandering Earth e Crazy Alien, quanto blockbusters hollywoodianos como Avengers: Endgame e Captain Marvel.

“O mercado de filmes da China situa-se num período de desenvolvimento rápido. A internet e novas tecnologias trouxeram novas oportunidades para a indústria,” disse Ye Ning, vice-presidente da Huayi Brothers Media Corp. “Assistir a filmes é uma atividade social importante na China e toda a indústria se mantém estimulada a crescer pela forte demanda,” acrescentou.

Ellen Eliasoph, presidente da Weixiu Entertainment Group Asia, concorda com essa opinião, tendo dito que a indústria de filmes da China está passando por uma mudança qualitativa. “Os filmes de Hollywood não são suficientes para a audiência chinesa, eles também incluem filmes indianos e japoneses, bem como filmes de arte, dando enormes oportunidades para cineastas”, disse.

Em 2017, o filme indiano Let’s Wrestle, Dad foi introduzido à China continental, arrecadando mais de 1 bilhão de yuans. Siddharth Roy Kapur, produtor do filme, afirmou ter ficado chocado com o mercado de filmes da China.

O festival acontecerá até segunda-feira (24) e está trazendo atividades como uma semana de filme e exposições relacionadas à indústria de filme da China. Fundado em 1993, o SIFF é um evento competitivo global movido pelos esforços de Xangai para se tornar um centro cultural internacional.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.