Cineasta chinesa vence o Audience Choice Award de Melhor Filme em Inglês

O resultado foi anunciada na quarta-feira

O longa-metragem “Nomadland”, da cineasta chinesa Chloe Zhao, é um dos quatro vencedores do Audience Choice Awards, a prêmio de preferência do público do 56º Chicago International Film Festival (CIFF).

“Nomadland” apresenta Frances McDormand (Fern) partindo para a estrada para explorar a vida de uma nômade moderna após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada. Terceiro longa-metragem de Zhao, “Nomadland” apresenta nômades reais como mentores e companheiros de Fern em sua exploração pela vasta paisagem do oeste americano. Lançado em 2020, o filme ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza e o People’s Choice Award no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Nascida e criada em Pequim, Zhao cursou o ensino fundamental em Londres e Los Angeles, estudou ciência política no Mount Holyoke College e produção de filmes na New York University. Seu filme de estreia, “Songs My Brothers Taught Me”, lançado em 2015, estreou no Festival de Cinema de Sundance e recebeu uma indicação ao Independent Spirit Award de Melhor Primeiro Longa. O segundo longa-metragem de Zhao, “The Rider”, lançado em 2017, recebeu indicações para o Independent Spirit Award de Melhor Filme e Melhor Diretor.

“Nesta edição, em grande parte virtual, nosso público entusiasmado assistiu (filmes) no drive-in e virtualmente para votar e selecionar os vencedores”, disse a diretora-gerente do CIFF, Vivian Teng. Apresentando mais de 120 filmes e curtas de todo o mundo, o festival incomum deste ano, concluiu sua edição via drive-in e transmissão ao vivo com o anúncio do Audience Choice Awards.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.