Cientistas usam palha de arroz para dessalinizar água do mar

Pesquisadores de um instituto de engenharia de Ningbo e da Academia Chinesa de Ciências desenvolveram um dispositivo capaz de remover 99,9% das partículas salinas

Uma nova tecnologia de dessalinização inovadora, que usa palha de arroz e luz solar para produzir água limpa foi criada por cientistas chineses do Instituto de Tecnologia de Materiais e Engenharia de Ningbo e da Academia Chinesa de Ciências. A pesquisa foi publicada pelo jornal ACS Applied Materials and Interfaces.

Como a geração de vapor solar é considerada uma estratégia muito promissora para a purificação de águas residuais do mar, esses cientistas desenvolveram um dispositivo que realiza isso a partir do resíduo da palha de arroz.

O dispositivo é composto por uma membrana fototérmica e bombas de água. As folhas de palha de arroz são carbonizadas e compostas por celulose bacteriana para funções na medida em que a membrana fototérmica e os caules de palha mais baixos funcionam como bombas de água. Nos dias ensolarados, o dispositivo gera de 6,4 a 7,9 kg/m² de água limpa por dia, enquanto nos dias nublados esse número é de 4,6 a 5,6 kg/m².

A água gerada pelo dispositivo atingiu padrões seguros, tendo mais de 99,9% das suas partículas salinas removidas. Ele ainda é capaz de extrair água limpa de diversas áreas de recursos hídricos, como planícies de maré, pantanais e pântanos.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.