Cientistas ganham Prêmio de Ciência do Futuro 2022 da China

Homenagem foi criada conjuntamente por grupos de cientistas e empresários

Três cientistas receberam, no domingo, o Prêmio de Ciência do Futuro 2022 (2022 Future Science Prize), o primeiro prêmio chinês de ciência não governamental iniciado conjuntamente por grupos de cientistas e empresários.

Li Wenhui, professor da Universidade Tsinghua, ganhou o prêmio em ciências da vida por descobrir o receptor de vírus hepatite B e D, polipeptídeo cotransportador de taurocolato de sódio. A descoberta pode ajudar a desenvolver medicamentos mais eficazes para tratar as doenças.

O vencedor do prêmio em ciências físicas foi Yang Xueming, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências. Ele desenvolveu técnicas de feixe molecular de nova geração com alta resolução e sensibilidade para estudos de dinâmica de reação resolvida pelo estado, revelando ressonâncias quânticas e efeitos geométricos de fase em reações químicas.

Ngaiming Mok, professor da Universidade de Hong Kong, ganhou o prêmio em matemática e ciência da computação por desenvolver a teoria das variedades de Tangentes Racionais Mínimas em geometria álgebra para resolver vários problemas de longa data e provar a conjectura de Ax-Schanuel para as variedades de Shimura.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.