Cientistas criam usina nuclear virtual para avaliação de segurança

Desenvolvido por cientistas ligados à Academia Chinesa de Ciências, o sistema de software foi batizado de Virtual4DS

Cientistas chineses desenvolveram uma usina nuclear virtual dentro de uma sociedade digital, um sistema de software para ajudar a avaliar a segurança e a eficiência de sistemas de energia nuclear. A pesquisa do sistema, que foi batizado de Virtual4DS, foi publicada como um artigo de capa no Journal of Energy Research.

Como a segurança nuclear é uma questão-chave no desenvolvimento de energia nuclear, a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia avançada para essa segurança são imperativos. Simulações numéricas avançadas podem restaurar complexos o máximo possível de processos físicos, além de prever o comportamento e o desempenho de segurança de um sistema nuclear.

Desenvolvido por cientistas do Instituto de Tecnologia de Segurança de Energia Nuclear, ligado à Academia Chinesa de Ciências, o sistema usa tecnologia da informação para estabelecer uma plataforma de simulação integrada para o ambiente inteiro da usina nuclear. Ele pode analisar a segurança de reator nuclear, segurança de radiação e o impacto ambiental, fornecendo uma ferramenta de pesquisa para o planejamento e a avaliação de segurança nuclear, alerta de acidente, tomada de decisão de emergência e avaliação de risco social.

O Virtual4DS pode ser conectado ao sistema de informação de uma usina nuclear, e seus módulos centrais têm sido aplicados em projetos de engenharia nuclear como o ITER, que é o maior reator experimental de fusão nuclear no mundo, e o reator chinês baseado em chumbo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.