Cientistas chineses desenvolvem ferramenta para testar COVID-19 em 4 minutos

Novo dispositivo poderá representar uma nova alternativa ao teste PCR

Créditos: Xinhua/Li Ziheng

Cientistas chineses desenvolveram um sistema molecular que pode fornecer resultados de testes de Covid-19 em menos de quatro minutos.

Uma equipe de pesquisa da Universidade Fudan, com sede em Xangai, mencionou este dispositivo portátil em um estudo publicado na revista Nature Biomedical Engineering, dizendo que pode detectar os vestígios de material genético relacionado ao vírus com rapidez e precisão.

Ao contrário do kit de ferramentas do teste PCR, o dispositivo não requer extração de ácido nucleico e procedimentos de amplificação, reduzindo substancialmente o tempo de testagem, disseram os pesquisadores.

Os cientistas usaram o dispositivo para testar amostras de swab de 33 pacientes com COVID-19 confirmados por testes tradicionais de qRT-PCR, 23 amostras de pacientes qRT-PCR negativos com febre, seis amostras de pacientes com influenza A ou B e 25 amostras de pacientes saudáveis voluntários.

Ele detectou o RNA do SARS-CoV-2 em todos os 33 pacientes em apenas quatro minutos e em nenhum dos 54 controles negativos para Covid-19, de acordo com o estudo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.