Cientistas chineses criam robô inspirado em polvo

Assim como o animal, o robô é capaz de contrair o seu corpo, camuflar o seu corpo de acordo com o ambiente, além de reagir a mudanças de temperatura

Uma equipe de cientistas chineses desenvolveu um robô suave inspirado no polvo, com capacidade de contração, camuflagem adaptável ao ambiente e locomoção multimodal. Essa criação vem em um período em que os robôs biônicos, que são inspirados na forma como diversos animais reagem ao ambiente em que se encontram, se tornaram um tópico importante.

A criação é de pesquisadores do Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen, da Academia Chinesa de Ciências, e esses cientistas, inspirados pelos polvos, fizeram com que o robô pudesse ajustar o seu tamanho durante a locomoção. O aparelho possui destacadas capacidades de cruzamento de obstáculo, incluindo rastejar dentro de um túnel de dois mm de altura e nadar por um canal de 450 µm de largura, pelo que disse Du Xuemin, pesquisador-chefe do projeto. 

O robô suave chega até a se mover por um tubo apertado menor do que o seu próprio tamanho, pois pode contrair o seu corpo a 35% do seu tamanho original por meio de radiação de luz infravermelha. Segundo Du, ele tem a capacidade adaptável ao ambiente de camuflagem na água , graças à alta transparência do hidrogel em sua cauda. O robô também pode reagir às mudanças da temperatura por meio da sua aparência de cores variantes.

Com seu design biônico e locomoção inteligente, se espera que o robô beneficie várias áreas, incluindo a biomedicina e o monitoramento ambiental. O resultado dessa pesquisa foi publicado na revista Advanced Functional Materials.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.