Cientistas chineses criam robô em forma de tentáculo para limpar lixo espacial

O dispositivo também pode ser usado para resgate em locais de desastres naturais

Pesquisadores da Universidade de Tianjin desenvolveram um braço robótico para perseguir e remover detritos de satélites e outros dispositivos que orbitam acima da Terra. O equipamento foi inspirado em membros humanos e pode se curvar através se uma série de arcos contínuos, produzindo um movimento semelhante a tentáculos ou cobras.

O braço robótico inclui uma espinha dorsal composta de uma liga metálica superelástica de níquel e titânio, que pode voltar à forma original após ser dobrada ou deformada por forças externas. Ele também tem uma câmera e uma garra presa na ponta.

O pesquisador-chefe e professor da universidade, Kang Rongjie, disse que o dispositivo exibiu melhor flexibilidade e adaptabilidade ao ambiente externo do que os robôs convencionais, que dependem de sensores táteis nas operações.

O robô em forma de tentáculo também pode ser usado em operações perigosas, como busca e resgate em locais de desastres naturais e manutenção em indústrias onde o espaço é restrito, segundo Dai Jiansheng, especialista em robótica da Universidade de Tianjin.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.