Cientistas chineses criam “janela” que filtra poluição do ar

O material usado na tela desenvolvida é capaz de remover até 99,65% das partículas PM 2,5 do ar

Um novo tipo de tela de janela inteligente foi criado por cientistas chineses para filtrar a poluição do ar. O material utilizado foi desenvolvido por uma equipe de pesquisa liderada por Yu Shuhong, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, e o estudo foi publicado pela revista iScience.

Feito com nanofio-náilon, o material usado na tela é capaz de capturar as partículas PM 2,5 que são transportadas pelo ar com uma eficiência de remoção de até 99,65%. A densidade do poluente no ar pode ir de 248 µg/m³ para 32,9 µg/m³, que é considerado um nível seguro, em menos de um minuto. Além disso, a malha ag-náilon, coberta com corante termocrômico, pode ajustar a intensidade de luz do ambiente.

Comparando com outros tipos de materiais de janela de filtragem de poluição, essa tela é mais barata, reutilizável e mais fácil de ser produzida em grande escala. É preciso apenas 100 yuans (US$ 15) e 20 minutos para produzir uma malha ag-náilon de 7,5 m², e os usuários podem limpar a tela de janela ao mergulhá-la no álcool por 20 minutos.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.