Cientistas chineses criam concreto autolimpante para prédios altos

Para evitar que pessoas se arrisquem ficando suspensas para limpar tais prédios, pesquisadores desenvolveram esse novo concreto, que também fornece isolamento de calor e som

Um novo tipo de concreto autolimpante foi desenvolvido por pesquisadores chineses da Escola de Química e Ciência de Materiais da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, pelo que informou um estudo publicado na revista American Chemical Society Applied Materials and Interfaces.

As superfícies de parede exterior dos prédios modernos normalmente são limpas por pessoas suspensas usando cordas, mas para evitar que as pessoas precisem fazer isso, os pesquisadores buscaram descobrir novos materiais que podem se autolimpar e além de fornecer isolamento de calor e som. Esse novo tipo de concreto tem hidrofobicidade surpreendente com um ângulo de 166° tanto na superfície quanto dentro da amostra, o que o torna altamente repelente a manchas e estabilidade de longo prazo.

O ângulo de contato com a água permaneceu inalterado sob contínua moagem mecânica e ambientes rigorosos, como alta temperatura e erosão química. Com uma porosidade controlável de 56,3% a 77,4% e tamanho de poro pequeno homogêneo, o tem concreto alta resistência à compressão e baixa condutividade térmica.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.