Cidades chinesas usam mais água reciclada

Volume de águas residuais ou pluviais utilizado aumentou em quase 19% no último ano

Lago natural no corredor ecológico da cidade de Qian’an. (Créditos: Xinhua/Mu Yu)

Mais de 16 bilhões de metros cúbicos de água reciclada foram utilizados nas cidades chinesas em 2021, um aumento de 18,9% em comparação com o nível de 2020, de acordo com o Ministério da Habitação e do Desenvolvimento Urbano-Rural do país.

Água reciclada se refere a águas residuais ou pluviais que atendem a certos padrões de qualidade e está pronta para reutilização após o tratamento. Desde 2015, a China tem experimentado o projeto “cidade-esponja” em 50 cidades para reduzir o alagamento e coletar e reciclar a água da chuva, disse a pasta.

Até o final de 2021, cerca de 130 cidades adotaram a economia de água, servindo de modelos e líderes dos esforços de conservação na área urbana.

A semana nacional sobre conservação de água urbana de 2022 acontece entre os dias 15 e 21 de maio, com o tema “construir cidades que economizam água e promover o desenvolvimento verde e com baixo teor de carbono”.

O ministério explicou que o próximo passo é trabalhar com outros departamentos para construir redes sólidas de circulação de água em áreas urbanas e promover a conservação da água nas cidades para ajudar a construir um padrão de desenvolvimento e incentivar estilos de vida verdes.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.