Chongqing, na China, comemora amizade com México

Países celebraram 50 anos de relações diplomáticas

O Município de Chongqing, no sudoeste da China, lançou shows de luzes em seus edifícios na noite de segunda-feira para celebrar o 50º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos com o México.

As telas dos 10 edifícios históricos da cidade se iluminaram às 19h com cores incluindo verde, branco e vermelho, e algumas imagens icônicas, como cactos em seus fundos. Como um mexicano que veio para Chongqing há uma década, Julio Cruz estava animado por ver sua “segunda terra natal” na China decorada com as cores de seu país.

“Fico feliz em ver as relações mais fortes crescendo a partir da cooperação entre a China e o México”, disse Cruz, que foi um dos primeiros estudantes mexicanos a estudar na cidade.

Em 2021, o volume comercial entre Chongqing e o México atingiu cerca de 14 bilhões de yuans (US$ 2,2 bilhões), um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior.

“Nos últimos anos, os dois lados testemunharam progressos contínuos nas áreas de comércio e economia, manufatura, cultura e educação”, assinalou Wang Wen, diretor do departamento de relações exteriores do governo municipal de Chongqing.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.