Chip inspirado no cérebro é criado por cientistas chineses

Incorporado a uma bicicleta autônoma sem ciclista, o chip Tianjic a deixou capaz de detectar e rastrear alvos, evitar obstáculos, se equilibrar e até tomar decisões independentes

Cientistas chineses desenvolveram um inovador chip elétrico inspirado no cérebro e o incorporaram a uma bicicleta autônoma sem ciclista. Com isso, a bicicleta se tornou capaz de detectar e rastrear alvos, evitar obstáculos, se autoequilibrar, compreender comandos de voz e até tomar decisões independentes como resultado de um processamento simultâneo de algoritmos e modelos versáteis.

Conduzida por Shi Luping e seus colegas do Centro de Pesquisa de Computação Inspirada no Cérebro da Universidade Tsinghua, a pesquisa 1foi capa da publicação Nature Magazine. O artigo explica que existem duas abordagens principais para desenvolver a inteligência artificial geral, uma baseada na neurociência, que tenta construir circuitos que, de certa forma, imitam o cérebro, e outra que é baseada na ciência da computação e utiliza computadores para executar algoritmos de aprendizagem da máquina.

A inovação do chip Tanjic, desenvolvido por Shi, é justamente que ele é capaz de integrar as duas abordagens em uma plataforma híbrida, que acomoda tanto os algoritmos de aprendizagem de máquina quanto os circuitos inspirados no cérebro. A primeira geração do chip Tianjic foi desenvolvida em 2015, e a sua segunda geração, em 2017. Após melhoria contínua, a segunda geração atual do chip tem um desempenho ainda mais alto com um consumo de energia muito mais baixo.

“Em comparação com chips semelhantes no mercado, a densidade do nosso chip é 20% mais alta, pelo menos 10 vezes mais rápido e sua banda larga foi aumentada em pelo menos 100 vezes”, disse Shi. “O Tianjic visa fornecer uma plataforma de computação mais eficiente, rápida e flexível para a pesquisa da inteligência geral artificial, assim como o desenvolvimento de várias aplicações”.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.