Chineses desenvolvem novo catalizador para gerar hidrogênio

Com um processo similar ao da fotossíntese, essa descoberta pode reduzir os custos da produção de hidrogênio em mais de 80%

Um catalizador de baixo custo foi desenvolvido por uma equipe de cientistas chineses e por ajudar a gerar hidrogênio da água ao simular uma fotossíntese, o que deve reduzir consideravelmente o custo do hidrogênio. Liderada por Hou Yang, da Universidade de Zhejiang, a equipe publicou a sua descoberta na edição online da Nature Communications.

Tradicionalmente, o catalizador para a geração de hidrogênio da água é um metal precioso chamado irídio, que é caro e com frequência ineficiente e instável. A equipe de Hou, no entanto, desenvolveu o novo catalizador imitando a estrutura atômica do cloroplasto, o que pode reduzir os custos de produção do hidrogênio em mais de 80%.

“Como um tipo de energia limpa, o hidrogênio tem as vantagens de produzir zero poluição, ter alto valor de combustão e ser amplamente atingível”, disse Hou. “O processo de produzir hidrogênio por meio da divisão da água pode atender à demanda por energia de alta densidade em veículos de nova energia”.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.