Chineses desenvolvem célula solar de alta eficiência

Tecnologias é considerada a mais promissora para geração de energia de baixo custo

Créditos: Xinhua/Xu Yu

Pesquisadores chineses desenvolveram um tipo de células solares de perovskita (PSCs) com alta eficiência de conversão de energia.

As PSCs podem ser classificadas geralmente em duas categorias: os dispositivos n-i-p e os dispositivos invertidos p-i-n.

Atualmente, a eficiência de células de perovskita n-i-p chegou a 25%, enquanto a eficiência máxima de dispositivos invertidos p-i-n fica entre 22% e 23%.

As novas PSCs invertidas alcança uma eficiência de conversão energética maior que 24%. Durante a operação iluminada a 55 graus Celsius por mil horas, e após o envelhecimento escuro a 85 graus por 2.200 horas, os dispositivos mantêm mais de 90% dessa eficiência, de acordo com um artigo publicado na revista Science.

As células solares de perovskita têm sido consideradas uma das tecnologias fotovoltaicas mais promissoras para geração de energia de baixo custo e alta eficiência, já que o mundo está experimentando mudanças climáticas e estabeleceu metas de redução de carbono.

As novas PSCs são desenvolvidas por pesquisadores da ECNU e do Instituto de Tecnologia e Engenharia de Materiais de Ningbo sob a Academia Chinesa de Ciências.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.