China vai reforçar cooperação espacial internacional

O país, que comemora o Dia do Espaço em 24 de abril, está organizando uma série de eventos para a data

A China irá promover o desenvolvimento aeroespacial, reforçar a cooperação internacional e contribuir com sabedoria, planos e forças chinesas na utilização pacífica humana no espaço, pelo que disse Zhao Jian, vice-diretor do Departamento de Engenharia de Sistema da Administração Nacional Aeroespacial da China (CNSA, na sigla em inglês). O anúncio foi feito numa coletiva de imprensa sobre o Fórum sobre Soluções Espaciais: Realizando as Metas de Desenvolvimento Sustentável, que será realizado em Changsha, capital da província de Hunan, de 24 a 27 de abril.

O evento, que é organizado em conjunto pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior e pela CNSA, buscará aproximar os usuários de aplicação espacial e fornecedores de solução para formar novas parcerias, reforçar a cooperação espacial internacional e contribuir com a realização das metas de desenvolvimento sustentável.

Em 2016, o dia 24 de abril foi estipulado como Dia do Espaço na China, como forma de celebrar o lançamento de seu primeiro satélite ao espaço, no dia 24 de abril de 1970. Neste ano, cerca de 200 funcionários, engenheiros e cientistas espaciais de quase 50 países vão participar das atividades comemorativas do Dia do Espaço. Durante esse mesmo período, a CNSA e a Agência Espacial Europeia organizarão um fórum sobre observação da Terra, e será realizado um outro fórum da observação sino-russa da Lua.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.