China testa primeira linha de metrô que atravessa Rio Amarelo

A linha de metrô começou a operação experimental no último domingo em Lanzhou, província de Gansu

Começou a operação experimental da primeira linha de metrô que corre sob o Rio Amarelo, o segundo rio mais longo da China em Lanzhou, capital da Província de Gansu. A cidade é localizada nos cursos superiores do “rio-mãe” da China, que se estende por 5.464 km do oeste ao leste antes de desembocar no Pacífico.

O transporte rápido vem sendo um sonho para os 3 milhões de residentes na cidade, onde o rio passa no meio, criando uma pressão de trânsito pesada sobre a ponte rodoviária. A linha de metrô está sendo construída desde 2014. A seção de 25,9 km que entrou em serviço no domingo (30) é a primeira fase da Linha 1 do Metrô de Lanzhou, passando por quatro distritos urbanos da cidade de leste a oeste.

A primeira linha de metrô em Lanzhou também é a primeira linha de trânsito de via férrea atravessando o Rio Amarelo na China. O túnel passa por uma camada de calhau com uma profundidade de 200 a 300 me, que é altamente penetrável e instável.

“A construção de metrô tem acumulado experiências na construção de outros túneis e ferrovias que atravessam um rio nas condições geológicas e estratigráficas similares”, disse Duan Tingzhi, presidente da Lanzhou Rail Transit. Huang Jianwei, vice-secretário-geral da Associação de Trânsito Ferroviário Urbano da China, disse que, até o fim do ano passado, 35 cidades na China já tinham aberto 185 linhas de trânsito ferroviário urbano em um total de 5.761 km.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.