China tem mais de 9 mil projetos de parceria público-privada

O país vem adotando esse modelo, que usa recursos do governo e de companhias privadas, para reduzir a dívida estatal e abrir oportunidades para os negócios privados

De acordo com dados oficiais do Centro de Parceria Público-Privada da China, subordinado ao Ministério das Finanças, o país computou 9.036 projetos de parceria público-privada (PPP) até o final de junho deste ano. Esses projetos contaram com um investimento combinado de 13,6 trilhões de yuans (US$ 1,97 trilhão), pelo que informou o centro.

De todos esses projetos, 5.811 entraram na fase de implementação, com investimento combinado de 8,8 trilhões de yuans, e 3.446 deles já estão na etapa de construção, com investimento total de 5,1 trilhões de yuans.

As PPPs nada mais são do que um modelo de investimento colaborativo entre o governo e as companhias privadas. As autoridades chinesas vêm explorando a infraestrutura financeira e os trabalhos públicos mediante esse modelo desde o fim de 2013, reduzindo a dívida dos governos locais e abrindo novas oportunidades para o capital privado.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.