China recebe diálogo internacional sobre patrimônio mundial e desenvolvimento sustentável

O evento ofereceu uma série de atividades sobre a avaliação de desastre e risco dos patrimônios mundiais

A China realizou na última semana o terceiro Diálogo de Huangshan, que aconteceu nas Montanhas Huangshan, que são patrimônio natural e cultural da UNESCO, e no geoparque global localizado na província de Anhui. Com três dias de duração, o evento teve como tema “Patrimônios da UNESCO facilitando o desenvolvimento sustentável” e ofereceu uma série de atividades sobre a avaliação de desastre e risco dos patrimônios mundiais e a cooperação e desenvolvimento desses locais na Iniciativa Cinturão e Rota.

Mais de 180 especialistas, acadêmicos e representantes locais e estrangeiros da UNESCO e outras organizações internacionais participaram do encontro. “Os patrimônios estiveram de fora dos debates principais sobre desenvolvimento sustentável por muito tempo, apesar da sua importância para a sociedade e do amplo reconhecimento de seu grande potencial para contribuir com as metas sociais, econômicas e ambientais”, afirmou Mechtild Rossler, diretora do Centro de Patrimônio Mundial da UNESCO.

“Os sítios de patrimônio cultural não apenas nos inspiram um profundo sentimento de admiração e prazer, como também nos oferecem muitas contribuições tangíveis diretas às metas de desenvolvimento sustentável, como segurança, saúde, acesso ao ar, água, alimentos e outros recursos importantes e limpos, além de contribuições para o alívio da pobreza e das desigualdades”, argumentou. Há um total de 1.092 sítios de patrimônio cultural em 167 países e regiões do planeta, sendo que apenas a China conta com 53 sítios naturais e culturais da UNESCO.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.