China quer construir estação espacial no polo sul da Lua

Na abertura do Dia do Espaço, esse e outros planos do país, como realizar uma exploração lunar tripulada daqui a dez anos, foram divulgados

A China revelou que tem o plano de construir uma estação de pesquisa científica no polo sul da Lua e realizar uma exploração lunar tripulada daqui a dez anos. O diretor da Administração Nacional Espacial da China, Zhang Kejian, falou sobre esse assunto durante a cerimônia de abertura do Dia do Espaço em Changsha, capital da província de Hunan.

Zhang também disse que no final desse ano o país lançará a sonda lunar Chang’e 5 para coletar e trazer para a Terra amostras lunares. Segundo o diretor, um dos centros permanentes de estoque dessas amostras da Lua será em Shaoshan, cidade natal de Mao Zedong. Ele ainda mencionou que a China planeja lançar em 2020 a sua primeira sonda para explorar Marte.

A China integrou-se ao clube das nações espaciais em 24 de abril de 1970, quando o foguete transportador Longa Marcha-1 lançou o primeiro satélite do país, o Dongfanghong-1. Desde 2016, o país celebra no dia 24 de abril o Dia do Espaço, com várias atividades que permitem que o público chinês e do mundo conheçam melhor o progresso da China na área espacial. Neste ano, o tema das atividades foi “perseguir o sonho espacial para a cooperação ganha-ganha”.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.