China publica livro branco sobre sistema de partidos políticos

Documento ressaltou cooperação entre PCCh e outros oito partidos

O Departamento de Comunicação do Conselho de Estado da China emitiu, na sexta-feira, um livro branco intitulado “Sistema de Partidos Políticos da China: Cooperação e Consulta”, elaborando os pontos fortes do sistema de partidos políticos do país.

A cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do Partido Comunista da China (PCCh) é um elemento básico do quadro político da China, disse o livro branco.

Nesse sistema, além do PCCh, existem oito outros partidos políticos: o Comitê Revolucionário do Kuomintang Chinês, a Liga Democrática da China, a Associação Nacional de Construção Democrática da China, a Associação Chinesa para a Promoção da Democracia, O Partido Democrático de Camponeses e Trabalhadores da China, o Partido Zhi Gong da China, a Sociedade Jiusan e a Liga de Autonomia Democrática de Taiwan. O sistema também inclui indivíduos proeminentes sem filiação partidária.

Seguindo os princípios da convivência de longo prazo, supervisão mútua, sinceridade e compartilhamento de tempos difíceis e tranquilos, o PCCh e os outros partidos políticos criaram um sistema de cooperação multipartidária no qual o PCCh exerce o poder estatal e os outros partidos participam plenamente da administração dos assuntos estatais, disse o livro branco.

Chamando o sistema de um novo modelo cultivado a partir do solo da China, o livro branco disse que também aprende com outros países e absorve os frutos de suas conquistas políticas.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.