China promete melhorar serviços de cuidados oculares para crianças e idosos

País celebra o 27º Dia Nacional de Cuidado dos Olhos nesta segunda-feira

Créditos: Xinhua/Li An

O 27º Dia Nacional de Cuidado dos Olhos é comemorado na China nesta segunda-feira. Entre os esforços do país para oferecer serviços de cuidado ocular mais extensos que abrangem todo o ciclo de vida das pessoas, a saúde ocular das crianças e idosos tem sido o foco.

A prevalência de miopia entre pré-escolares e estudantes jovens chineses foi de 52,7% em 2020, e o número entre estudantes do ensino fundamental aumentou relativamente mais rápido, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde.

Alertando que a miopia entre crianças pequenas é um problema significativo, Bao Yongzhen, oftalmologista do Hospital Popular da Universidade de Pequim, disse que uma série de medidas, incluindo o aumento do horário de atividade ao ar livre, a redução do trabalho de perto e a oferta de exames periódicos de visão estão em andamento.

Espera-se que a taxa de cobertura de cuidados oculares e testes de visão exceda 90% para crianças de seis anos ou menos até o final de 2025, disse um plano de cinco anos sobre promoção do cuidado à visão formulado pela comissão.

Enquanto isso, o número de pacientes com catarata relacionados à idade vem aumentando à medida que a população mais velha do país continua a crescer.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.