China procura padronizar pesquisa e proteção de relevo geológico

Um comitê técnico foi estabelecido para criar padrões internacionais para as paisagens cársticas, sendo essa a primeira organização do mundo a focar nesse tipo de relevo

A China estabeleceu um comitê técnico dentro da Organização Internacional de Padronização (OIP) para formular padrões internacionais para a pesquisa e proteção da topografia cárstica, segundo a Pesquisa Geológica da China (PGC). O Carste é um tipo de relevo geológico caracterizado pela corrosão das rochas, que leva ao aparecimento de características físicas como cavernas, vales secos, paredões rochosos, entre outras.

Coordenado pelo Instituto de Geologia Cárstica sob a PGC, o comitê técnico é a primeira organização do mundo que se concentra na padronização nos campos de terminologia cárstica, desenvolvimento sustentável de recursos cársticos, proteção ambiental, assim como prevenção de desastres em áreas de carste.

As paisagens cársticas estão extensamente distribuídas em mais de 130 países. Mesmo sendo áreas ricas em recursos, elas também estão entre as regiões mais ecologicamente frágeis do mundo, o que faz com que muitas delas enfrentem degradação ambiental e desastres sérios. A formulação de padrões internacionais ajudará a promover a cooperação e os intercâmbios internacionais de ciências geológicas cársticas, assim como o desenvolvimento sustentável em áreas de carste.

De acordo com a PGC, o comitê é a primeira organização de padronização internacional da China no campo de geociência, o que mostra a crescente influência da nação na pesquisa deste segmento.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.