China pretende construir um centro de pesquisa no polo sul da Lua

Wu Weiren, designer do programa de exploração lunar chinês, deu detalhes do projeto

A China concluiu estudos de viabilidade da quarta fase do programa de exploração lunar e deve construir uma estação espacial internacional de pesquisa no polo sul da Lua no futuro, disse Wu Weiren, designer do programa chinês.

Em entrevista ao China Space News, Wu comentou que três missões estão planejadas para a quarta fase do projeto. O programa inclui a coleta de amostras lunares pela Chang’e-6, um levantamento detalhado dos recursos do polo sul pela Chang’e-7 e o teste de tecnologias-chave em preparação para a construção da estação pela Chang’e-8.

O designer explicou que pode haver dia e noite polares no polo sul da Lua, como os extremos norte e sul da Terra. O período de rotação lunar é igual ao período de revolução, de 28 dias. Portanto, pode haver mais de 180 dias consecutivos de luz no polo sul da Lua, o que seria conveniente para realizar pesquisas científicas.

Na última semana, China e Rússia assinaram um acordo para construir uma estação de pesquisa científica na Lua.

Wu afirmou que os dois países vão usar sua experiência em ciência espacial, pesquisa e desenvolvimento e seus equipamentos espaciais e tecnologia. As nações ainda vão formular um roteiro para a construção de uma estação internacional de estudo lunar, realizando cooperação no planejamento, demonstração, design, desenvolvimento, implementação e operação do projeto.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.