China pede que EUA deixem de atrapalhar suas relações com a América Latina

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores pediu que Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, deixe de espalhar mentiras sobre o país asiático

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, pediu que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pare de provocar problemas entre o país asiático e a América Latina. A declaração foi feita após Pompeo fazer comentários hostis sobre a China e as relações dela com a América Latina durante uma visita ao Chile.

“É totalmente irresponsável e irracional o secretário de Estado dos EUA difamar a China de forma imprudente e provocar problemas das relações entre a China e a América Latina. Nós nos opomos fortemente a isso”, disse Lu.

Ele também afirmou que a cooperação entre a China e os países latino-americanos, orientada por princípios de respeito mútuo, igualdade, benefício mútuo e resultados ganha-ganha, concentra-se no desenvolvimento comum e contribui significativamente para o crescimento econômico e a melhoria de bem-estar das pessoas dos países da América Latina.

Lu acrescentou que “há muito tempo os Estados Unidos consideram a América Latina como seu próprio ‘quintal’ e frequentemente pressionam, ameaçam e até mesmo derrubam outros regimes. Acreditamos que os países latino-americanos farão julgamentos corretos sobre quem é um amigo de verdade e quem é falso, e quem desrespeita regras e espalha desordem.”

O porta-voz ainda apontou que um grupo de políticos norte-americanos critica a China há muito tempo, criando uma barreira entre ela e outros países. Ele enfatizou que tais ações são “vergonhosas”, que mentiras serão sempre mentiras e que “o senhor Pompeo deve parar de fazê-las”.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.