China parabeniza Ngozi Okonjo-Iweala, nova diretora-geral da OMC

O país vai apoiar o trabalho da diretora

O Ministério do Comércio chinês emitiu um comunicado nesta segunda-feira parabenizando a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala pela nomeação como nova diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

“A China tem plena confiança na nomeação de Okonjo-Iweala como diretora-geral da OMC”, dizia o documento.

Primeira mulher e primeira africana a chefiar a OMC, Okonjo-Iweala está envolvida, há muito tempo, na redução da pobreza dos países em desenvolvimento e no trabalho relacionado com vacinas e saúde. Além disso, tem ampla experiência na gestão de organizações internacionais, segundo o comunicado, acrescentando que a nomeação atende às expectativas de todos.

O ministério ainda afirmou que, apesar da Covid-19 e dos desafios do comércio multilateral, a China espera que a OMC retome suas funções normais o mais rápido possível e desempenhe um papel ainda mais importante na cooperação antiepidêmica e recuperação econômica.

O país também pediu que a diretora ajude a 12ª Conferência Ministerial da OMC a ter resultados positivos, promova as reformas necessárias na organização e defenda e fortaleça a autoridade e eficácia do sistema de comércio multilateral.

Como um grande país em desenvolvimento responsável, a China apoiará o sistema de comércio multilateral, será parte ativa nas reformas e apoiará o trabalho de Okonjo-Iweala, para ajudar a OMC a melhorar a governança global e o bem-estar dos povos em todo o mundo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.