China lança sistema de monitoramento de geleiras em tempo real

Tecnologia foi instalada na Montanha Nevada Yulong, na Província de Yunnan

Um sistema de monitoramento de geleiras em tempo real foi oficialmente colocado em operação na Montanha Nevada Yulong, na Província de Yunnan, sudoeste da China, anunciou a Academia Chinesa de Ciências (CAS).

O sistema, desenvolvido em conjunto pelo Instituto Noroeste de Eco-Meio Ambiente e Recursos da CAS e pelo Centro Antártico Chinês de Levantamento e Mapeamento da Universidade de Wuhan, é composto por módulos que utilizam o Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS), diastímetros de laser, câmeras, equipamentos de meteorologia, equipamentos de teste de temperatura do gelo e sismógrafos.

Os dados de observação são transmitidos através da rede 4G e divulgados online. Desde julho de 2021, o sistema obtém informações sobre o derretimento, o acúmulo e a velocidade glaciais, assim como terremotos de gelo, pressão, umidade e temperatura.

O sistema reduz notavelmente a dificuldade e os riscos potenciais do monitoramento artificial de geleiras de alta altitude, e realiza a continuidade e precisão da coleta de dados e a visualização de transmissões de dados.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.