China lança plataforma que alerta público contra boatos online

Operando em todo território chinês, a plataforma permite que o público descubra e desminta boatos de maneira mais rápida

Uma plataforma de nível nacional que irá alertar o público a respeito de boatos online e contestar as difamações foi lançada nessa semana em Pequim. Hospedada pelo Centro para Relatório de Informação Ilegal da Internet sob o Escritório da Comissão Central dos Assuntos de Ciberespaço, ela é operada pela Xinhua.com sob a orientação de 27 unidades, como a Escola do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Com essa plataforma, o público poderá descobrir e desmentir de maneira rápida os boatos online, além de lançar luz sobre teorias pseudocientíficas. Mais de 40 programas para contestar rumores foram integrados à plataforma nacional, sendo que foi usada tecnologia de ponta com o objetivo de melhorar o desempenho no combate das fake news.

A importância do lançamento de uma plataforma como essa se deve ao fato de a internet ser uma grande fonte de informações diárias para o público, além de ser o canal por onde ele expressa suas opiniões. Dessa forma, acabam surgindo diversos problemas, como o espalhamento de boatos e informações ilegais, que perturbam a ordem social.


Fonte: Xinhua

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.