China lança novo satélite Beidou

O país asiático lançou com sucesso o satélite com o foguete transportador Longa Marcha 3B

A China lançou um novo satélite do Sistema de Satélites de Navegação BeiDou (BDS) do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na Província de Sichuan, às 2h09 da manhã do dia 25 de junho. A bordo do foguete transportador Longa Marcha-3B, o satélite foi enviado para a órbita terrestre geossíncrona inclinada. Trata-se do 46º satélite da linha de satélites do BDS e o 21º do sistema BDS-3.

O design da constelação do BDS é único, incluindo satélites de órbita terrestre média (MEO, sigla em inglês), órbita terrestre geoestacionária (GEO, sigla em inglês) e órbita terrestre geossíncrona inclinada (IGEO, sigla em inglês). Atualmente, existem 18 satélites BDS-3 MEO, um satélite BDS-3 GEO, e dois satélites BDS-3 IGEO no espaço.

Após testes em órbita, o novo satélite trabalhará com outros satélites do BDS já em operação para melhorar a cobertura e precisão de posicionamento do sistema.

O novo satélite e o foguete transportador foram desenvolvidos pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial e pela Academia de Tecnologia de Veículos de Lançamento da China, subordinadas à China Aerospace Science and Technology Corporation. O lançamento marcou a 307ª missão dos foguetes portadores da série Longa Marcha.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.