China lança missão tripulada para concluir construção da estação espacial

Trio de astronautas cooperará com equipe terrestre para montagem da Tiangong

Créditos: Xinhua/Li Xin

A China lançou, no domingo, a nave espacial tripulada Shenzhou-14, enviando três astronautas à combinação de sua estação espacial para uma missão de seis meses.

O trio cooperará com a equipe terrestre para concluir a montagem e construção da estação espacial Tiangong, desenvolvendo uma estrutura com três módulos — o módulo central Tianhe e dois módulos de laboratório Wentian e Mengtian.

A nave espacial, no topo de um foguete transportador Longa Marcha-2F, foi lançada do Centro de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, às 10h44, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA).

Cerca de 577 segundos após o lançamento, a Shenzhou-14 se separou do foguete e entrou em sua órbita designada. Os membros da tripulação estão em boas condições de saúde e o lançamento foi um sucesso total, declarou a CMSA.

Trata-se da 23ª missão de voo desde a aprovação e lançamento do programa espacial tripulado do país, bem como da terceira missão tripulada para o projeto da estação espacial da China.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.