China insta EUA a cumprirem obrigações financeiras com ONU

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores foi perguntado sobre os últimos dados divulgados pela organização

Créditos: Xinhua/Wang Ying

Os Estados Unidos devem assumir responsabilidades no cumprimento de suas obrigações financeiras com a ONU e agir de acordo com o multilateralismo, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, na última semana.

Zhao fez as declarações durante uma coletiva de imprensa, ao ser perguntado sobre os últimos dados divulgados pela ONU em maio, que mostram que os EUA devem mais de um bilhão de dólares em dívidas para o orçamento regular da ONU e mais de 1,4 bilhão de dólares em avaliação de manutenção da paz.

“Nos últimos anos, muitas vezes os EUA deveram até um bilhão de dólares, representando 60% ou 70% do total de dívidas não pagas. Em termos de avaliação de manutenção da paz, os EUA geralmente devem a maior parte das contribuições. Em 2019, devia 2,378 bilhões de dólares, respondendo por 66% do total não pago”, disse Zhao.

Os Estados Unidos se recusaram a pagar seus atrasados do orçamento da ONU, enquanto o governo Biden prometeu “um retorno ao multilateralismo” e afirmou defender uma “ordem internacional baseada em regras”, disse o porta-voz.

“Como os EUA responderiam a isso? Em vez de pagar seus enormes atrasados de orçamento e avaliação regulares, os EUA têm usado meios financeiros para cumprir sua agenda política, pressionar a ONU e transferir responsabilidades para outros estados membros da organização. Quais as regras do jogo que os EUA estão jogando?”, perguntou.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.