China inaugura ponte de concreto impressa em 3D

A ponte foi modelada com base na ponte Zhaozhou e está localizada na Universidade de Tecnologia de Hebei

Foi inaugurada no município de Tianjin uma ponte de concreto impressa em 3D e modelada a partir da ponte Zhaozhou, a ponte em arco de pedra segmentada de tímpano aberto mais antiga do mundo, com 1.400 anos. Com cerca de metade do tamanho da ponte original, a estrutura impressa em 3D foi criada com uma equipe de pesquisa liderada pelo professor Ma Guowei, da Universidade de Tecnologia de Hebei.

A ponte Zhaozhou, também conhecida como ponte Anji, fica sobre o rio Xiaohe, na província de Hebei e foi construída durante a Dinastia Sui (581-618). Já a nova ponte tem 28,1 metros de comprimento, e é formada por concreto impresso em 3D e está instalada no campus da universidade.

“Utilizamos materiais de concreto especiais e um dispositivo de impressão 3D autodesenvolvido. Comparada à engenharia tradicional, a tecnologia de impressão em concreto 3D pode economizar cerca de um terço dos materiais de construção e dois terços do trabalho humano”, revela Ma, que ainda disse que a tecnologia também pode ser aplicada na proteção e restauração de edifícios antigos.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.